Ideb: Goiás é o único estado a atingir meta para o ensino médio

PUBLICADA EM 09/10/2020 ÀS 12h03

Softwares da Megasoft são utilizados em seis das principais cidades que tiveram a maior média do Estado

A educação, que é tão debatida no País, vem sendo amplamente discutida e melhorada. Em 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontou que Goiás foi o único estado da federação a atingir a meta individual para o Ensino Médio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que foi de 4,5. O valor representa um avanço de 0,5 ponto se comparado aos resultados de 2017.

Para a superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, Osvany Gundim, os resultados obtidos “são dados que fomentam e conduzem a construção de políticas públicas direcionadas ao avanço da qualidade da Educação Básica”. E, sobre isso, é necessário destacar que a tecnologia é um dos principais serviços base para que o avanço ocorra.

A Megasoft Informática está presente em cinco das cidades que melhores aparecem no ranking do Ideb de 2019: Anicuns, Mossâmedes, Santa Rita do Novo Destino, Corumbaíba e Barro Alto. “Nós fornecemos uma ferramenta online de gestão escolar que é capaz de organizar e controlar áreas, processos e aspectos para uma boa administração escolar. O Megaeduca tem como diferencial o Diário Eletrônico. Ele possibilita uma convergência entre professores, coordenadores, a escola e a Secretaria de Educação. Através dele, o professor elabora o plano de aula online e tem ao seu alcance a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). É por esse sistema que é possível acessar o plano de aula, corrigi-lo e avaliá-lo de forma online, o que otimiza as aulas e a qualidade da educação”, diz Amarilcio Corbiniano Pereira, coordenador do Módulo de Educação da Megasoft.

O que é o Ideb
Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

Você já conhece o sistema para educação da Megasoft?

Uma ferramenta online de gestão escolar completa capaz de organizar e controlar todas as áreas, processos e aspectos determinantes para uma boa administração da Escola Pública Municipal. Ele gerencia as rotinas administrativas das secretarias escolares em conjunto com o diário eletrônico, integrando assim todas as escolas municipais à Secretaria Municipal de Educação.

Saiba mais em:
https://www.megasoft.com.br/sistemas/portal-megaeduca

 

Mais notícias

  • 22

    Jul

    Megasoft aprimora ferramenta para integrar ao BNC- Bolsa Nacional de Compras

    O pregão eletrônico é uma das 6 modalidades de licitação regulamentadas pela Administração Pública para comprar produtos ou serviços. Por proporcionar agilidade, comodidade, maior transparência e comp...

    Ler mais
  • 19

    Jul

    ISSQN das Operadoras de Cartões de Crédito

    Atenção! Reforçamos aos Municípios que já está disponível para cadastramento de dados o sistema desenvolvido pelas instituições financeiras em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados ...

    Ler mais
  • 29

    Jun

    Mesmo com os prazos das entregas das Folhas de Pagamento e Balancetes ao TCM-GO prorrogados, várias Prefeituras e Câmaras Municipais anteciparam suas entregas. Veja as listas.

    É sempre uma grande satisfação para nós da Megasoft acompanhar a evolução dos nossos clientes e, principalmente, contribuir para um trabalho bem executado pelas administrações municipais nos órgãos pú...

    Ler mais