Milhares de prefeitos se mobilizam no Senado Federal contra a extinção de 1.252 cidades

PUBLICADA EM 05/12/2019 ÀS 16h49

Você sabe o que de fato pode acontecer com o seu município caso a PEC do Pacto Federativo seja aprovada?

No dia 03/12, aconteceu no Senado Federal a mobilização municipalista contra a extinção dos municípios. O evento mostrou a preocupação dos prefeitos e demais parlamentares com os prejuízos sociais que podem decorrer com a aprovação da PEC188/2019, bem como a necessidade do município verificar e potencializar sua arrecadação própria.


Imagem tirada durante a mobilização em Brasília dia 03/12

Quer saber todos os detalhes sobre a PEC 188/2019 do Pacto Federativo? Clique no link abaixo:
Proposta de Emenda à Constituição n° 188, de 2019

A mobilização ressaltou a necessidade dos gestores comunicarem a população os verdadeiros efeitos da aprovação de tal medida como a preocupação com a diminuição do IDH dos municípios afetados, sejam eles os de pequeno porte que voltarão a ser distritos, quanto os de médio e grande porte que terão que subsistir essa nova população. Vale a pena se interessar pelo assunto e ainda mais entender as consequências da extinção do seu município.

A Proposta de Emenda à Constituição PEC 188/129 do Pacto Federativo, propõe a extinção dos municípios que tenham até 5 mil habitantes ou que em até 2023 não atingirem 10% dos impostos das receitas totais. A proposta chegou ao Senado, e desde então vem sofrido críticas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), atualmente estão avaliando a proposta para medir o impacto de tal mudança.

Segundo o levantamento feito pela confederação, o Brasil contém 1.252 municípios com até 5 mil  habitantes e 97% dele não atingiram até hoje o limite de 10% dos impostos das receitas totais.

Alguns senadores que foram entrevistados pela mídia disseram que, no entanto, consideraram que as chances dessa proposta seguir adiante são improváveis.


Imagem tirada durante a mobilização em Brasília dia 03/12

A Megasoft esteve presente na mobilização promovida pela CNM em Brasília no último dia 03/12 e na MegaConf19 que iremos promover no dia 12/12 vamos trazer vários pontos de vista a respeito do assunto, além de tratar de outros temas ligados a arrecadação dos municípios. Você não pode perder. Dia 12 de dezembro (quinta) a partir das 8h30 no Auditório da Megasoft em Goiânia. Participe!

Confira mais detalhes sobre a programação da MegaConf19:

Mais notícias

  • 29

    Abr

    Municípios têm até 5 de maio para apresentar plano de adequação dos sistemas ao Padrão Mínimo do SIAFIC segundo exigências do Decreto 10540/2020

    Foi publicado no dia 5 de novembro de 2020 o decreto 10540/2020 de âmbito nacional que estabelece regras e padrões mínimos para os sistemas de contabilidade de todos os entes da federação. E uma das e...

    Ler mais
  • 23

    Abr

    [ SAIU NA IMPRENSA ] Matéria com "Principais Dúvidas sobre a Nova Lei de Licitações" contou com a contribuição da Megasoft para esclarecer pontos importantes sobre o tema.

    A Rede Jornal Contábil publicou uma matéria em seu site abordando as principais dúvidas sobre a nova lei de licitações e contou com a contribuição da Megasoft para esclarecer pontos importantes sobre ...

    Ler mais
  • 19

    Abr

    LIVE MEGASOFT dia 20/04: Como o Colare impacta na entrega do Balancete? Fique por dentro das mudanças do layout para envio dos balancetes 2021 (PARA CLIENTES DE GOIÁS)

    Dia 20 (terça) às 14:30 faremos uma LIVE em nosso canal do youtube com o nosso time de especialistas:+ Leonardo Menezes: líder da Contabilidade Megasoft+ Eduardo Sousa: líder do RH Megasoft+ Wilson...

    Ler mais