Ex-procuradora-geral de São Paulo destaca importância da transparência na transição de mandato

PUBLICADA EM 02/12/2020 ÀS 16h46

A importância da transparência durante a transição de mandato no período entre as eleições e a posse dos novos prefeitos foi o destaque do Webinário Especial de Contabilidade Pública, realizado pela Megasoft nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, voltado para tirar as dúvidas de todos contadores e gestores públicos dos municípios dos estados de Goiás e do Tocantins.

Foram três painéis com representantes do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), além da participação da ex-procuradora-geral do município de São Paulo e atual diretora do curso de Direito da Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto), Monica Herman.

A convidada participou do último painel ao lado da contadora pública Danielly Estevam e da advogada tributarista Anna Karollynne Freire, e fez questão de destacar a importância da transparência pública como uma ferramenta de manutenção da democracia e de continuidade da gestão, independente do governante.

Ela afirmou que a transparência não se resume à difusão da execução orçamentária, e sim ao contexto público que a administração pública está inserida, que vai desde os gastos com os recursos públicos até a contribuição dos gestores no processo de transição de mandato.

A transparência é uma parte de um total que é bem mais amplo que diz respeito ao que o eleitor precisa saber. Por isso, um bom governo sempre se coloca à disposição do eleitor, da cidadania e também das suas prioridades que são as políticas públicas primordiais para o exercício do mandato”, explicou Herman.

No entanto, por causa da pandemia de Covid-19, o período de transição de mandato foi reduzido e a equipe do gestor eleito terá um período menor para tomar conhecimento sobre a atual gestão e para eles ficarem atentos aos gastos que foram feitos neste ano de 2020 e nos limites de gastos impostos pela Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem, quando iniciam os seus mandatos.

É o que explica a contadora pública Danielly Estevam, que afirma que uma eventual não colaboração entre a equipe do prefeito em mandato e o prefeito eleito, a equipe não terá as informações necessárias para iniciar um mandato com o mínimo de informação para fazer uma gestão coerente com o limite dos cofres e com a necessidade da população.

Nestes casos, os gestores eleitos podem buscar informações junto aos tribunais de contas para regularizar essas informações, ou também podem entrar com um pedido judicial”, explica a contadora pública.

Herman, que também é diretora do curso de Direito da USP/Ribeirão Preto, afirma que as informações transitórias são essenciais para os prefeitos eleitos, ainda mais no ano de 2021, que terá uma queda de arrecadação do ICMS e também pela ausência de circulação da moeda, causada pela pandemia.

Por isso todos os prefeitos que forem empossados em 1º de janeiro precisam saber sobre a situação imposta pela pandemia no município”, acrescentou.

Prestação de contas

Focado na contabilidade pública, o evento também contou com outras duas palestras: uma voltada para os municípios do estado do Tocantins, ministrada pelo assessor especial do Ministério Público de Contas (MPC-TO) Virgílio Meirelles e pelo advogado tributarista André Abrão e uma palestra de interesse dos municípios do Estado de Goiás, ministrada pelos auditores externos do TCM-GO, Petrônio Pires, Caleb Lourenço e pelo advogado eleitoralista e ex-procurador-geral de Trindade Leon Safatle.

Este foi o quarto Webinário realizado pela Megasoft no ano, todos voltados para a informação e conhecimento dos servidores públicos dos municípios parceiros. Além do Webinário sobre Encerramento de Contas, também houve um evento sobre o funcionalismo público, um sobre marketing eleitoral, direito eleitoral, além de um vasto conteúdo de lives e entrevistas do MegaTalks, que estão disponíveis nas redes sociais da empresa.

 

Não participou do evento?

Sem problemas. Assista agora toda a transmissão na íntegra através do nosso Canal do youtube em:
LINK WEBINÁRIO SOBRE CONTABILIDADE PÚBLICA

Mais notícias

  • 09

    Abr

    Aplicativo gratuito Prefeitura Digital que facilita acesso do cidadão a serviços municipais ganha versão para dispositivos Apple

    O aplicativo Prefeitura Digital oferece agilidade nas solicitações de serviços e autonomia ao cidadão para regularizar a sua situação cadastral junto a prefeitura.Com o app, o cidadão verifica se exi...

    Ler mais
  • 25

    Mar

    Participe do Curso Online sobre a Correta Tributação Previdenciária (INSS) na Gestão Pública. Desconto de 50% exclusivo para Clientes Megasoft.

    A Conprev Educacional, empresa parceira da Megasoft, estará ministrando o Curso Online sobre a Correta Tributação Previdenciária (INSS) na Gestão Pública nos dias 08 e 09 de Abril para todos os servid...

    Ler mais
  • 15

    Mar

    Estamos enviando COLARE (Folha de Pagamento)! O Tribunal de Contas de Goiás já registrou os primeiros envios do Colare de Pessoal de clientes Megasoft.

    Como informamos a 6 dias atrás, os esforços do nosso time em prol da adequação do sistema MegaAdmWeb para realização dos envios de toda documentação exigida pelo tribunal através do Sistema Colare de ...

    Ler mais