Megaeduca revoluciona a gestão da educação pública em Goiás

Cerca de metade dos municípios que estão no Top 30 do Ideb em Goiás já usam o sistema na gestão escolar

Desde que o sistema de gestão escolar Megaeduca começou a ser utilizado nas rotinas administrativas de Jussara (GO), em 2021, a educação municipal sentiu o crescimento de 0,2 pontos na nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgada em agosto deste ano.

O sistema Megaeduca substitui processos burocráticos feitos à mão, que tomavam muito tempo, por uma alternativa mais moderna e eficiente, que cuida do registro de documentos, da organização da matrícula e do controle das informações dos alunos. Luiz Felipe Duarte, multiplicador que atua em Jussara, relata que, no princípio, “houve uma certa resistência por parte dos profissionais, especialmente dos professores”. Ele afirma no entanto que estão todos adaptados e “há uma convicção geral de que o sistema trouxe muitas melhorias, agregando mais agilidade às tarefas do dia a dia das escolas”.

De acordo com Luiz Felipe, que é professor, o sistema beneficia diversos profissionais que atuam na educação pública, pois os secretários o utilizam para tarefas administrativas, como o cadastro e a matrícula de alunos, o lançamento de frequência, a emissão de declarações e históricos escolares, entre outras atividades. Já os professores fazem uso para o planejamento e lançamento de notas, enquanto os coordenadores o utilizam para validar os planejamentos.

Tela do sistema de gestão educacional Megaeduca (crédito: divulgação)

Esse sistema não beneficia somente os funcionários das escolas, mas também os pais e responsáveis pelos estudantes, devido à inovação da matrícula on-line. Assim, as esperas em filas e preenchimento de formulários deram lugar a uma alternativa mais prática, sem a necessidade de se deslocar até a secretaria. A matrícula on-line ainda é acompanhada por um questionário socioeconômico, que ajuda a priorizar vagas e fornece dados para o planejamento de políticas públicas e de inclusão.

Amarílcio Corbiniano, coordenador do Megaeduca, salienta que, “Além de simplificar atividades da rotina administrativa, o Megaeduca ainda pode exportar dados diretamente para o Censo Escolar, que mantém os dados atualizados para serem enviados ao portal do INEP”. Outra função importante é o controle do transporte escolar, que permite organizar os alunos por rotas definidas pelo município, e o lançamento de diversos relatórios que podem até mesmo detalhar a evasão escolar. O professor e multiplicador do Megaeduca relata que os funcionários da rede pública municipal buscam utilizar todos os recursos do sistema ao máximo, visto que há muitas ferramentas bastante úteis disponíveis nele.

Deixar um Comentário

Seu e-mail não ficará visível. Campos obrigatórios estão marcados *