Por Leonardo Menezes *
Gerenciar e prestar contas das obrigações fiscais e previdenciárias são deveres das empresas e órgãos públicos. O desafio é cumprir esse compromisso com modernidade e de forma simplificada. A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) veio para criar mecanismos que facilitem esse processo. O módulo é parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e representa uma inovação significativa para o poder público.
O EFD-Reinf, no entanto, também apresenta desafios para a gestão das obrigações fiscais e previdenciárias. Estou falando da complexidade técnica, da necessidade de precisão, das atualizações regulatórias e da segurança dos dados, que são aspectos críticos que exigem atenção constante. Para enfrentá-los, é necessário planejamento e preparação adequados.
Nesse sentido, o módulo de Contabilidade do sistema MegaAdmWEB se destaca porque conta com precisão, integração, usabilidade, inovação, praticidade, investimentos e suporte. Tudo isso por meio do fornecimento de uma plataforma que combina essas características com segurança robusta e atualizações constantes. Dessa forma, os clientes ficam bem equipados para atender às exigências fiscais e otimizar a gestão de suas obrigações acessórias ao EFD-Reinf.
Uma tarefa da Megasoft é auxiliar o servidor público, que tem inúmeras entregas fiscais e obrigações a serem executadas durante o exercício. Como um camaleão, a Megasoft sempre está à frente, atenta às mudanças e inovações para que essas obrigações sejam cumpridas em tempo hábil e de forma segura.
Assim que surgiram as primeiras notícias a respeito da implementação referente aos envios dos dados ao EFD-Reinf, o módulo de Contabilidade passou por um período de inovação com o objetivo de se adequar às regras e layout de envio. Foi um processo de adaptação, construção e, principalmente, investimentos em inovação, para que a ferramenta fosse criada com sucesso.
Hoje, o usuário responsável pelo envio dos dados tem a possibilidade de utilizar um sistema prático e integrado. Ele permite o mapeamento desde o registro da fase inicial da despesa até a realização do seu pagamento e das informações que deverão ser enviadas ao EFD-Reinf, otimizando e agregando agilidade ao trabalho. Mas, principalmente, evidenciando os pontos primordiais para os envios com sucesso, que são:
- O primeiro desses pontos primordiais é a facilidade de uso, garantida por meio da interface amigável do MegaAdmWEB. Isso porque ela é intuitiva e fácil de utilizar, com o objetivo de facilitar a navegação e a operação do software, minimizando a curva de aprendizado;
- Outro ponto é a confiabilidade, garantida por meio da segurança de dados. É com isso que conseguimos assegurar a integridade das informações de forma precisa e confiável;
- Além disso, as atualizações e a manutenção integram mais um ponto primordial. O software é atualizado regularmente para refletir eventuais alterações na legislação e nas especificações técnicas do EFD-Reinf;
- Por fim, o suporte técnico e a manutenção oferecidos servem para resolver eventuais problemas e assegurar que o software continue atendendo às exigências fiscais.
(*) Leonardo Menezes é líder do módulo Contabilidade