Megasoft

Shopping cart

Subtotal R$ 0,00

Ver CarrinhoCheckout

Blog ›

Desafios e resultados: a história profissional de Mateus na Megasoft

Era junho de 2023, quando  Mateus de Souza Almeida, o mais recente desenvolvedor pleno da Megasoft começou como trainee. Estudante do 6º período de Engenharia de Computação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), o jovem tinha 22 anos. Em menos de seis meses, veio a primeira promoção ao cargo de desenvolvedor júnior. Em 2 anos, mais de 308 demandas foram concluídas e uma lista de contribuições na implantação de sistemas da Megasoft. 

Mateus afirma que seu conhecimento no conjunto de tecnologias aplicadas no sistema da empresa era bem limitado inicialmente, mas desenvolveu-se com o tempo. “O dia a dia resolvendo problemas e a convivência com uma equipe mais experiente aceleraram muito o meu amadurecimento profissional”, salienta.

Neste mês de novembro, já no último período da faculdade, ele foi promovido a desenvolvedor pleno. “A promoção foi muito gratificante porque representa um reconhecimento pelo meu trabalho e dedicação que também tem gerado valor para a Megasoft”. Apesar da felicidade, ele sabe que a oportunidade também vem acrescida de muita responsabilidade. “Quero continuar evoluindo e criando soluções eficientes e bem projetadas, garantindo qualidade, clareza e valor em cada linha de código”, completa. 

 

Suas contribuições:

– Participação ativa na implementação de integração do MegaAdmWEB com serviços externos, principalmente com o sistema CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal) e com o IEPTB-TO (Cartórios de Protesto);

– Desenvolvimento de correção de erros, ajustes de regras e melhorias, nos sistemas MegaAdmWEB e NFS-e; 

– Desenvolvedor responsável por melhorias das funções: Gerar Declaração De Prestação De Serviços D-e ISS e Cadastro de Ato Legislativo;

– Auxílio na implementação de mudanças no MegaAdmWEB para adequação ao novo Portal Nacional de Emissão de Notas Fiscais.

– Criação das primeiras telas disponíveis para o Portal Nacional, como a tela de Sincronizações.

– Concluiu a nova funcionalidade de pagamento de DUAMs com cartão de crédito via BBPay, que permite que o contribuinte realize o pagamento dos débitos municipais de forma online, diretamente pelo portal de serviços;

– Já foram 308 demandas concluídas desde o seu início.

 

Relembrando conquistas 

A progressão em sua vida profissional também faz Mateus de Souza relembrar conquistas. A sua maior conquista até o momento é a funcionalidade do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Tocantins (IEPTB-TO), integrada via web service SOAP. 

“É algo que eu nunca tinha feito antes. Desenvolver isso do zero foi um grande desafio, já que precisei aprender durante o próprio desenvolvimento, pesquisando e estudando constantemente a melhor forma de implementar a solução”, explica.

A integração com o CADIN também fez com que enfrentasse desafios na comunicação entre os sistemas. Após muita pesquisa e teste de variadas soluções, possibilitou-se identificar o ponto exato da falha e comunicar-se com a equipe do IEPTB. 

Melhorias implementadas por ele também significaram poupar tempo de trabalho, como a criação da função que permite a importação de planilhas. “Antes, o processo era totalmente manual: o usuário precisava lançar cada NFS-e [Nota Fiscal de Serviço Eletrônica] individualmente e anexar os PDFs correspondentes. Com a nova função, é possível importar vários registros de uma só vez, tornando o processo muito mais ágil e prático para as empresas declarantes”, relata.

Através da implementação de mudanças no MegaAdmWEB para adequação do novo Portal Nacional de Emissão de Notas Fiscais, parte das demandas de Mateus, o profissional afirma que o sistema estará “totalmente aderente às novas regras de emissão fiscal até janeiro”. 

“Desde que ingressei no programa de Trainee, tem sido uma jornada repleta de desafios e aprendizados constantes. Olhando para trás, percebo o quanto cresci profissionalmente. A experiência e o conhecimento adquiridos me deram a confiança necessária para assumir tarefas cada vez mais complexas e contribuir de forma mais sólida com a equipe”, conclui.

Comentários estão desabilitados.