Vinícius Velasco está na Megasoft desde 22 de junho de 2020. São quase seis anos de dedicação, mais de 722 tarefas realizadas, participação direta nas principais entregas do módulo de Recursos Humanos e, hoje, a responsabilidade de atuar como Líder Técnico de uma das áreas mais sensíveis da gestão pública municipal.
O interesse por desenvolvimento começou cedo, em 2012, quando a profissão ainda não tinha o reconhecimento que tem hoje.
“Naquela época, a gente estudava por afinidade e interesse pela área. Não era pelo prestígio da profissão, era porque realmente gostava.”
Em 2014, ingressou na PUC-GO no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, onde se identificou fortemente com Java e com a organização que a linguagem permite na estruturação de projetos. Antes de chegar à Megasoft, acumulou experiências nos ramos jurídico, financeiro, criptoativos, imobiliário e também atuou como freelancer e consultor.
O início na Megasoft e os primeiros grandes desafios
Quando entrou na Megasoft, em 2020, seu primeiro grande desafio foi a integração da licitação eletrônica com parceiros da empresa, eliminando um processo manual que consumia tempo dos usuários.
Foi no início de 2021 que sua trajetória passou a se conectar diretamente com o módulo de Recursos Humanos, ao assumir a entrega do eSocial para os municípios. Um projeto prioritário, complexo e com forte impacto legal, construído com apoio do time de suporte e de desenvolvedores experientes da casa. Vinícius destaca a importância do apoio de Eduardo Souza, Danillo Araújo, Donovan e Bruno Blumenshein nesse processo, profissionais que contribuíram diretamente para que a entrega fosse realizada com qualidade e segurança.
Para Vinícius, a Tela 1278 – Gestão de Eventos, onde ocorrem as operações do eSocial, representa um dos trabalhos mais desafiadores e significativos dentro do sistema.
“Quando começamos, era muito difícil encontrar informações sobre como os dados dos órgãos públicos eram processados no eSocial. Fizemos muitos testes até entender exatamente como tudo funcionava.”
Desde a primeira versão até hoje, essa funcionalidade passa por atualizações constantes para acompanhar as mudanças legais. Esse envolvimento contínuo com o módulo fez com que, ao longo do tempo, ele passasse a auxiliar outros desenvolvedores, compartilhar conhecimento e, no final de 2023, assumisse oficialmente como Líder Técnico do RH, conduzindo novas soluções e melhorias em funções essenciais do sistema.
Outro desafio importante para o módulo de RH é o mês de dezembro, ele é tradicionalmente, o mês mais intenso. Envio de décimo terceiro, fechamentos de folha e cumprimento de prazos legais exigem agilidade, organização e foco total da equipe.
“O fato de estar com a atenção no agora ajuda muito. A equipe precisa de mim nesses momentos e eu preciso estar no meu melhor foco para ajudar a encontrar soluções rápidas.”
Mais recentemente, está à frente da integração e construção do Ponto Eletrônico integrado ao MegaAdmWEB, ampliando ainda mais as soluções do sistema. Somando todos os projetos em que já trabalhou dentro da empresa, Vinícius ultrapassa a marca de mil demandas realizadas. O que o motiva é a possibilidade de atuar em integrações complexas que impactam diretamente o dia a dia dos municípios e contribuem para uma gestão pública mais organizada, transparente e eficiente.
Fora do código
Fora do código, Vinícius pratica yoga, medita e gosta de ler romances e poesias. Recentemente leu Kafka à Beira-Mar, de Haruki Murakami. Tem interesse por arte surrealista, especialmente René Magritte e Salvador Dalí, além de temas como mindfulness, ayurveda, natureza, chá e café.
O reconhecimento de janeiro vai para quem, com conhecimento técnico, dedicação e visão de longo prazo, ajuda a garantir que o módulo de RH da Megasoft esteja sempre preparado para atender às exigências legais dos municípios com qualidade e segurança.



Comentários estão desabilitados.